quarta-feira, 24 de julho de 2013

Cidade dos Osssos

Postado por Sarah Potter às quarta-feira, julho 24, 2013
Oiii
Como mês que vem já vai lançar o filme mais aguardado por mim desse ano, resolvi postar uma resenha um pouco atrasada. Na verdade eu li Cidade dos Ossos em novembro do ano passado, junto com os outros três primeiros livros da série. Como eu comecei a reler o livro resolvi fazer logo uma resenha.
Clary Fray, uma garota aparentemente normal (nós já sabemos que as aparências enganam), vive em Nova York com sua mãe, que pode contar sempre com a ajuda de Luke, um amigo da família. Em uma noite aparentemente comum,  Clary e seu melhor amigo, Simon, vão para uma boate, o Pandemônio, onde acaba acontecendo uma coisa muito bizarra. Clary testemunha um assassinato. Só que, só ela pode ver essas estranhas pessoas com tatuagens e vestidas de preto. Ela consegue ir embora mas fica remoendo por dentro se está ou não louca. Mas ela tem certeza do que viu. E a prova disso é quando Jace, um caçador de demônios e criaturas do Submundo, que se auto-intitula Caçador de Sombras, aparece enquanto ela está em uma cafeteria e diz que vai leva-la, ela querendo ou não. Apesar da aparência de anjo e um tanto felina que é provocada pelo charme de Jace, logicamente ela não está disposta á ir. Ela descobre que é uma mundana, alguém do mundo humano e totalmente comum, e que tem o poder da Visão, o que á torna não tão comum, já que os humanos deveriam ser praticamente cegos ás coisas relacionadas com o Mundo das sombras. Um ocorrido acaba mudando totalmente o rumo da vida de Clary e ela se vê obrigada a ter que contar com a ajuda dos Caçadores de Sobras, Jace, Isabelle e Alec, vivendo também no Instituto com eles, um local tanto de moradia quanto de treinamento, com o responsável e tutor Hodge. Juntos acabam embarcando em uma aventura cheia de mistérios e segredos que podem acabar afetando o nosso mundo e o que está dentro dele. Ao decorrer da estória Clary nem sabe mais se é mesmo mundana, e ela pode descobrir que pode ser uma coisa que ela nem sequer nunca imaginou ser. Ela tem que desvendar segredos e seguir em uma jornada perigosa e assustadora. E, no meio de toda essa confusão, claaaaro que não poderia faltar uma pitada de romance. Clary e Jace acabam se aproximando cada vez mais um do outro e um sentimento acaba surgindo disso. Eventualmente eles acabam se apaixonando um pelo outro, mas esse amor pode acabar vindo a ser impossível.
O final do livro é tremendamente chocante e inesperado. Não tem outro jeito de descrever. Cidade dos Ossos foi um livro que me surpreendeu de todas as melhores formas possíveis, desde a narrativa em terceira pessoa simples e empolgante, até o ponto final dessa brilhante e inteligente estória repleta de seres mitológicos criativos e maravilhosos. Personagens que me marcaram profundamente com seus desejos e pensamentos. Me identifiquei muito com a Clary de um jeito que eu não esperava. Ela ama muito livros e desenhar, assim como eu. Ela tem a cabeça sempre nas nuvens em um mundo dentro da mente dela que só ela tem acesso. Vive sonhando dentro da realidade de um jeito que os outros não compreendem totalmente e ela faria qualquer coisa por um amigo.
Mas Jace com total certeza foi o meu personagem preferido. Não tem como não ama-lo. Seus diálogos irônicos e sarcásticos e o jeito que ele não deixa as pessoas penetrarem suas feridas, suas barreiras profundamente compostas com escudos e paredes impenetráveis e o jeito que ele se comporta perto da Clary faz qualquer garota se apaixonar perdidamente por ele.
O resto dos personagens foram tão bem elaborados que eu gostaria de falar sobre cada um deles mas a resenha ficaria enorme. Magnus Bane, Simon, Isabelle e Alec Lightwood foram personagens que me deixaram com sentimentos controversos mas que por fim acabaram me conquistando cada um de um jeito diferente.
Particularmente eu posso dizer que Cidade dos Ossos virou um dos meus livros preferidos e que a Cassandra Clare, a autora, virou minha escritora preferida, me conquistando totalmente com seu maravilhoso mundo de Caçadores de Sombras e outras criaturas místicas e a incrível narrativa que prende o leitor da primeira página até a ultima. Super recomendo esse livro pra qualquer tipo de pessoa que goste de uma boa fantasia e uma mistura de criaturas em um só mundo: fadas, vampiros, lobisomens entre outros cercam essas páginas de um jeito verdadeiramente criativo e funcional.
A capa do livro é maravilhosa Jace. Ela tem uma textura diferente com reflexos coloridos que tornam o livro mais especial e único do que ele já é. A diagramação está ótima e a Galera Record fez um trabalho incrivelmente esplêndido com esse livro.

''Se havia uma coisa que ela estava aprendendo com tudo isso, era como era fácil perder tudo o que sempre tinha pensado que teria para sempre.''  Clary 


''O menino nunca mais chorou e nunca se esqueceu do que aprendeu: que amar é destruir e que ser amado é ser destruído.'' Jace













0 comentários:

Postar um comentário

 

Era Uma Vez Alguma Coisa Copyright © 2012 Design by Antonia Sundrani Vinte e poucos